Abaixo uma lista dos principais motivos que levam um drone a cair.
Hélice quebrou durante o voo
Pode acontecer com hélices de baixa qualidade, ou helices trincadas ou empenadas. Pode acontecer também caso a hélice atinja um pássaro ou algum outro objeto.
ESC apresentou problema durante o voo
O ESC pode ter simplesmente queimado devido a sobrecarga.
Alguns ESCs possuem um sistema de proteção que “desliga” automaticamente quando a temperatura fica acima do normal. É possível desligar isso nas configurações do ESC.
Certifique-se que seus ESCs são dimensionados para os motores, baterias e hélices que você está usando. Se eles forem de especificação inferior a necessária, é provável que queimem durante o voo.
Motor com problema
Um único fio rompido em alguma das bobinas já é suficiente para o motor falhar. É importante verificar o estado dos fios e das conexões antes de cada voo. Verificar se ele gira livremente, sem dificuldade, também é bom. Rolamentos ruins podem travar durante o voo.
Bateria descarregada ou defeituosa
As vezes nós achamos que a bateria está carregada, mas esquecemos de carregar da última vez que voamos, e no fim estamos voando uma bateria quase sem carga. Normalmente o Buzzer avisa sobre este problema. Se a bateria estiver com algum problema, ela não vai conseguir sustentar o voo por muito tempo.
Mal-contato em algum dos conectores ou soldas
As vezes o conector do sinal de algum ESC não está corretamente conectado na controladora, gerando mal contato e mal funcionamento. A conexão entre o receptor de rádio e a controladora também causa isso (embora neste caso o problema possa ser minimizado configurando corretamente o Failsafe).
Drone muito pesado
Ele até decola com a bateria cheia, mas a medida que a bateria vai sendo consumida, ele fica sem força para sustentar o voo. Baterias de baixa qualidade também causam este problema, já que elas ficam muito quentes e acabam perdendo eficiência.
Além do alcance do rádio
Muitas vezes, devido a interferências externas, o drone perde o link com o rádio e, portanto, fica sem controle. É importante ajustar as rotinas de Failsafe para os casos em que isso acontece. Normalmente você deve ajustar para que o Drone volte para o local de onde decolou, mas caso seu drone não tenha GPS, é possível ajustar para que ele simplesmente se estabilize e desça lentamente até pousar.
Conhece mais alguma razão que faz os drones caírem? Deixe um comentário!