Se alguém bloqueou você no Instagram e você quer bloquear esta pessoa também, você não pode. É desta forma que o Instagram funciona.
Existem alguns cenários em que isso é desejável, porém a plataforma de fotos do Facebook não permite que isso seja realizado, e isso não parece ter sido feito assim por acidente, mas sim por minucioso planejamento.
Mas afinal, em quais situações você iria querer bloquear alguém que te bloqueou? Uma típica situação é quando você termina um relacionamento amoroso com “Fulano”, e ele te bloqueia. Deste modo, Fulano agora tem total controle sobre quando ele pode ver o seu perfil. Para ele ver suas fotos, basta ele desbloquear você brevemente, ver o que quiser, e então bloquear novamente. A sua única forma de impedir que Fulano veja o seu perfil é tornar o perfil privado para todos – o que não é uma boa opção se você for um perfil famoso e precisar manter ele público.
Muitos irão argumentar que se o seu perfil é público, Fulano pode simplesmente criar uma nova conta e olhar suas fotos a partir dela. Contra este argumento, digo que em muitos casos a simples “paz de espírito” já é suficiente. Não ver o Fulano entre as pessoas que assistiram seus Stories ou vídeos, ou curtiram suas fotos, já é suficiente para que um fim traumático de relacionamento fique mais fácil de encarar. E saber que “você fez algo” para impedir que Fulano vigie a sua vida já é válido.
O Instagram deveria rever esta política e permitir que os perfis possam ser bloqueados por ambos os lados. Esta seria uma importante ferramenta de privacidade e segurança.